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Londres institui mais um pedágio no centro para reduzir circulação de veículos poluentes

Sadiq Khan, prefeito de Londres, fez da poluição do ar uma prioridade, introduzindo zonas de emissão ultrabaixa e fazendo programas de retrofit nos ônibus a diesel. Imagem: http://viajay.com.br/intercambio/visualizar/londres

Dados oficiais estimam que cerca de nove mil pessoas morrem anualmente vítimas de doenças associadas à poluição na cidade.
ALEXANDRE PELEGI
Desde esta segunda-feira, 8 de abril de 2019, Londres, na Inglaterra, passou a implementar regras rígidas de emissão de poluentes e materiais particulados na região central da cidade. Para o prefeito londrino Sadiq Khan, a medida, que visa reduzir os níveis de contaminação do ar, pode auxiliar na redução da incidência de doenças pulmonares e mortes prematuras relacionada à efeitos da poluição atmosférica.
Dados oficiais estimam que cerca de nove mil pessoas morrem anualmente vítimas de doenças associadas à poluição na cidade. A chamada Zona de Emissão Ultra Baixa (ULEZ, sigla em inglês) passou a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, na região central de Londres.
Os veículos que circularam na área, caso não atendam aos padrões de emissão de poluentes definidos pela prefeitura com base em dados científicos, deverão pagar uma tarifa de £12,50 (cerca de R$ 62) por dia. A tarifa vale para automóveis, vans e motocicletas. No caso de veículos maiores, ônibus e caminhões, o valor é mais salgado: £100,00 (cerca de R$500).
A ideia do projeto da ULEZ é se estender para outras regiões em torno de vias circulares ao norte e ao sul de Londres, em meados de outubro de 2021.

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