Como criar nomes para escritório de arquitetura em 5 passos
Criar nomes de empresas é um grande desafio para quem está começando a empreender. E, quando se trata de escritórios de arquitetura, o assunto pode ser ainda mais trabalhoso devido à imagem de criativo que esse tipo de negócio passa aos clientes.
Antigamente, arquitetos utilizavam os próprios nomes para dar cara às suas empresas, porém, com um mercado cada vez mais competitivo, se destaca quem realmente propuser nomes criativos e diferenciados, para chamar a atenção do público.
Para que você entenda como criar nomes para escritório de arquitetura, reunimos cinco passos essenciais que ajudarão – e muito – essa primeira fase do seu projeto.
1- Analise o seu diferencial
Antes de dar início à criação de nomes para escritório de arquitetura, é preciso fazer um estudo sobre a marca em si. Analise, principalmente, o diferencial que sua empresa terá perante as que já existentes no mercado.
Afinal, é por meio do seu diferencial que os clientes poderão dar preferência para o trabalho que você realiza, o que fará com que se destaque no mundo da arquitetura.
E não importa qual seja o diferencial. Seu escritório pode se destacar pelo atendimento personalizado e pensado para cada cliente; pelas plataformas e softwares modernos e pouco exploradas pela concorrência; pela entrega do trabalho antes do previsto; pela alta qualificação dos profissionais ou pelo trabalho preciso e impecável.
O importante é ter um ponto que seja diferente da concorrência e que possa ajudá-lo de alguma maneira a criar nomes para escritório de arquitetura.
2- Defina o seu público-alvo
Analisar o público-alvo do seu futuro escritório de arquitetura é primordial para dar continuidade ao processo de criação do nome ideal para ele.
- Por exemplo: se sua empresa é focada em design de interiores, não quer dizer que atenderá apenas clientes que desejam decorar suas casas ou apartamentos. Escritórios em geral, comércios, hotéis e hospitais são alguns estabelecimentos que precisam de um profissional da área para decorar o ambiente.
Já se o seu foco é cuidar de projetos comerciais em geral, deve partir para outro tipo de público. Fazer esse estudo antes de partir para as próximas etapas é essencial para orientar suas escolhas de nomes para escritório de arquitetura.
3- Estude o mercado de arquitetura
Nada como fazer uma boa pesquisa e se inspirar em outros nomes de escritórios de arquitetura nacionais e internacionais para poder dar asas à imaginação na hora de criar o seu. Em uma simples pesquisa na internet, você terá acesso a diversas empresas que abusaram da criatividade e são destaques no mercado.
Para facilitar, confira abaixo alguns exemplos de escritórios de arquitetura famosos dentro e fora do Brasil:
- Modative
- INÁ Arquitetura
- Gensler
- Ilha Arquitetura
- A:M Studio
- 23 Sul
- Atelier 5
- Concept
- GRAFT
- ZaaV
Uma das metodologias de geração de ideias mais difundidas e efetivas, o brainstorming, muitas vezes é usado de forma errada. Ele se divide em 2 partes: a primeira é de acúmulo de ideias. A segunda, de refinamento das ideias, afunilamento de opções e definição final de uma (ou algumas) alternativas.
Veja como fazer um brainstorming para criar nomes criativos de escritório de arquitetura:
Fase 1: acúmulo de ideias
- Prepare uma sala aconchegante, com uma mesa grande, um quadro para anotar as ideias, café, água e umas bolachinhas.
- Convide de 6 a 8 pessoas para participar da reunião, podem ser da sua equipe ou outras, que achar que podem contribuir.
- Explique o objetivo: criar nomes criativos para escritório de arquitetura:
- IMPORTANTE: Explique que esta é uma fase de acúmulo de ideias e é proibido criticar as ideias dos outros, por enquanto.
- Todas as sugestões vão sendo colocadas no quadro branco, conforme forem sendo dadas.
- As ideias podem ser variações e combinações das anteriores, não tem problema adaptar as ideias dos outros, só não vale criticar.
- Depois de umas 2 horas de reunião, faça um intervalo, pode ser o do almoço ou mesmo retornar no dia seguinte, para que as ideas “maturem” na cabeça das pessoas.
Fase 2: seleção das ideias
- Agora sim, todos reunidos, podem começar uma rodada de discussão e análise das ideias.
- Depois de uma hora, mais ou menos, comece a afunilar ideias, por exemplo: corte aquelas que a maioria não gosta.
- Depois, eleja os 30 (ou 20) nomes mais legais. Na sequência, corte mais 5 (isso pode ser feito por votações).
- Pode ser que nomes novos surjam nessa fase, não tem problema.
- Ao final de 2 horas (você pode estender a reunião se quiser, só não canse as pessoas), é preciso ter uma lista de, no máximo, 3 nomes que são consenso para todo o grupo.
5 – Ajeite os últimos detalhes
Com o nome definido, há apenas algumas considerações a serem feitas:
- Confira se não há nenhum nome igual já registrado: evite confusões e dores de cabeça, já que você pode ser forçado a mudar de nome.
- Pesquise se o nome não é ofensivo em outra língua: se você tem interesse em virar um grande escritório, isso é mais importante ainda!
- Facilite a escrita e a pronúncia: Na correria do dia-a-dia, com certeza seus clientes e funcionários irão abreviar o nome do escritório. Utilize desde o começo a forma abreviada que você definiu em comunicações internas e externas quando necessário: assim, todos já estarão acostumados e irão utilizar a forma que você escolheu.
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